Objetivo Principal e Corpus Inicial da Pesquisa

• De acordo com o pesquisador africano de cinema, Mahomed Bamba, após quarenta anos das independências de países da África, há ainda, em muitos destes, um “déficit do sentido de nação” (BAMBA. In: FRANÇA e LOPES, 2010, p.279); por isso, diversos filmes e documentários aí produzidos buscam refletir sobre esse vazio. Nosso projeto, então, se propõe a investigar como a literatura e o cinema de Moçambique e da Guiné-Bissau tentam preencher tais lacunas, ou seja, como, por meio de imagens, cores, movimentos, palavras, textos, suscitam reflexões críticas acerca da história desses países.

• O corpus inicial de nossa pesquisa se constitui de romances, filmes, documentários publicados após 1975 em Moçambique e na Guiné-Bissau. Dentre os escritores e realizadores moçambicanos, selecionamos, a princípio: Mia Couto, Paulina Chiziane, João Paulo Borges Coelho, Ungulani Ba Ka Khosa, Adelino Timóteo, Licínio Azevedo, Isabel Noronha. Entre os guineenses, elegemos, inicialmente: Abdulai Sila, Odete Semedo, Sana Na N'Hada, Flora Gomes e Abdulai Jamanca. À medida que aprofundarmos a pesquisa, poderemos incluir outros e/ou excluir alguns desses inicialmente listados.

 

Demais Objetivos

a) Interpretar obras literárias, filmes e documentários de autores de Moçambique e Guiné-Bissau, investigando como representam a história.

 

b) Apontar e comentar algumas das principais tendências do cinema em Moçambique e Guiné-Bissau, anteriores e posteriores às suas respectivas independências, discutindo relações existentes entre literatura, história, cinema e afeto.

 

c) Levantar metáforas em textos literários, filmes e documentários de Moçambique e Guiné-Bissau, relacionando-as com a memória e os contextos históricos em que tais obras foram produzidas.

 

d) Discutir a importância da memória, dos afetos e da história em obras literárias, filmes e documentários africanos que põem em cena lembranças antigas e subjetivas do imaginário mítico e histórico das nações moçambicana e guineense.

 

e) Verificar de que maneira obras literárias e cinematográficas de Moçambique e Guiné-Bissau efetuam, pelas imagens, temas e linguagem, a descolonização dos paradigmas coloniais.


f) Analisar imagens literárias e cinematográficas, identificando as que provocam afetos, isto é, choques geradores de novos pensamentos.


Resultados Esperados


• maior divulgação do cinema de Moçambique e Guiné-Bissau;

• sistematização das principais tendências do cinema desses países;

• organização de encontros e colóquios sobre Literatura e Cinema;

• publicação de uma coletânea de ensaios sobre o projeto “Literatura, Cinema e Afeto”.

 

Apoio:

Letras - UFRJ

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