Óscar Martínez

Sobre o cineasta

O director Óscar Martínez é espanhol. Formado em Ciências da Imagem na Universidade Complutense de Madrid. Roteirista de programas de televisão e seriados, redator em jornais e escritor de teatro, dirige a sua primeira curta-metragem, Meme (2001), que obtém o prêmio Arte Jovem da Comunidade Autônoma de Madrid. Dirige a sua primeira longa-metragem em 2004, O violento ofício da história, um filme sobre Francisco Olaya, historiador, anarquista. Em 2004, funda a sua própria produtora cinematográfica ÚTOPI, com a qual realizará e produzirá diferentes trabalhos e obras audiovisuais. Em 2009, é criada uma colaboração entre ASAD, ANIMASUR E ÚTOPI, que levarão Óscar Martinez a dirigir Kontinuasom, documental musical ambientado em Cabo Verde. Na atualidade, no interior de ÚTOPI, encontra-se imerso no desenvolvimento de interatividade vrtual cênica e no desenho e programação de Stagebot, robô cênico. Filmografia: Meme, curta-metragem (2001), El violento oficio de la historia (2004), Kontinuasom (2010).

Fontes:

Filmografia

Kontinuasom, 2009, Documentário

Sinopse

Kontinuasom é um documentário de 2010 que foi lançado em Cabo Verde e Espanha. Foi dirigido pelo espanhol Oscar Martinez. O filme descreve o patrimônio musical e a cultura de Cabo Verde. Foi apresentado, em estreia absoluta, no âmbito do Festival Mindelact, uma versão - não definitiva - do filme / documentário Kontinuasom. Para quem está à espera de ver apenas «mais um» documentário sobre Cabo Verde, desengane-se. O filme, realizado pelo espanhol Óscar Martinez e que tem Beti Fernandes como protagonista é uma obra de arte primorosa a todos os níveis. Para que percebam um pouco mais, explico: Beti Fernandes é uma bailarina que está em dúvida, se vai para Lisboa e faz uma carreira profissional por lá, ou continua em Cabo Verde, desenvolvendo o seu trabalho como monitora, coreógrafa e bailarina no chão das ilhas, recebendo diariamente uma imensa energia. O que se ganha em partir e o que se conserva por ficar? É o dilema secular do crioulo, mas neste filme apresentado com uma poética - visual e dramatúrgica - absolutamente tocantes. A personagem, nesta encruzilhada, encontra-se e aconselha-se com alguns dos maiores nomes da cultura de Cabo Verde que aceitaram, de forma aberta e decomplexada, entrar neste «faz-de-conta-quase-real». E há neste filme cenas antológicas. Daquelas que ficam gravadas para todo o sempre. Beti aconselhada por Nacia Gomi; Beti perdida no meio da apoteose do carnaval do Mindelo; a cena com Cesária Évora; lutando em Santa Luzia, onde vive a sua maior sublimação; parada nas montanhas de Santo Antão, onde Bento Oliveira diz «não quero mais sentir saudades»; o desfile vulcânico, frenético, desvairado na cidade da Praia, com bailarinos e muitos dos mais importantes nomes da história da música de Cabo Verde; a viagem para Lisboa e o encontro com Toni Tavares, Lura ou Celina Pereira; a coreografia com Beti e os Raiz di Polon no meio de um deserto de terra e água.

Diretora: Óscar Martínez

Roteiristas: Francisco Pascual

Produção Executiva: Ignacio Tamayo

Ano: 2009