Camila de Sousa

Biografia

Camila Maissune de Sousa (Moçambique, 1985) é antropóloga, artista visual, mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Participou em exposições coletivas em Moçambique, Portugal, Cabo-Verde e realizou a individual “Mafalala Blues” em Moçambique em 2010. Cursou Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Interessa-se em investigar as colaborações entre arte e etnografia e as relações entre corpo, ciência, memória e paisagem.

Fonte: http://www.fif.art.br/2015/camila-maissune-de-sousa/

Mafalala Blues, 2010, Exposição audiovisual.

Sinopse: Um pedaço do bairro suburbano da Mafalala, arredores de Maputo, encontra-se exposto no espaço Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), em uma exposição artística da jovem Camila de Sousa, filha do conceituado cineasta Camilo de Sousa. Mafalala é um dos subúrbios da cidade de Maputo com sérios problemas de urbanização, saneamento de meio e segurança, mas também constitui um dos berços do nacionalismo moçambicano e um dos principais palcos da luta ideológica contra a dominação colonial portuguesa. É sobre este histórico e pobre bairro que a jovem Camila de Sousa montou a sua instalação “Mafalala Blues”, uma exposição audiovisual resultante de pesquisas realizadas nos últimos dois anos e meio. As ruas estreitas da Mafalala e as construções de madeira e zinco retratam a história recente e antiga daquele subúrbio. Encontram-se nesta exposição (através de fotografias) personagens como Samora Machel, primeiro Presidente do país, bem como os poetas nacionalistas José Craveirinha e Noémia de Sousa. Para a cidade cimento, antes propriedade exclusiva dos brancos colonos, os residentes da Mafalala também trouxeram os seus sonhos e sentimentos, um dos quais é expresso através da poesia de Noémia de Sousa, agora falecida, escrita há mais de 50 anos, chamada “Eternos esquecidos na hora do banquete”. “Mafalala Blues” é o sentimento de relembrar, vibrar, assim como era o blues na altura. É como dizia a Noémia de Sousa no seu poema “Let my people go”.É o sentimento de relembrarmos para podermos criar”, disse a autora da exposição. “Mafalala é um bairro de histórias, um lugar onde passaram nomes como Noémia de Sousa, José Craveirinha, Jorge Tofói, Eusébio, Samora Machel, Fany Pfumo, entre outras personalidades que fizeram o país que é hoje Moçambique. "Mafalala é um lugar de multiculturalidade, um lugar onde nasceu a nação, onde nasceu Moçambique”. Foi sobre tudo isto que consistiu a apresentação de Camila de Sousa, sobrinha-neta da Noémia de Sousa, na exposição audiovisual. “Esta foi a melhor forma que encontrei de mostrar a minha origem. Andava à procura de uma identidade e foi no bairro da Mafalala que encontrei uma parte de mim. As minhas origens começaram ali, com a minha tia-avó Noémia de Sousa”, conta Camila de Sousa. “Mafalala Blues”, título que dá nome à exposição audiovisual, é uma recriação composta por três casas, construídas de raiz, de um dos bairros mais antigos e também dos mais pobres da cidade de Maputo, onde a madeira e o zinco imperam. Aliás, estes dois materiais eram os mais utilizados pelos seus habitantes para a construção das casas nos primórdios do nascimento do bairro. Casas essas, ainda hoje existem, com muitas histórias para contar. “A casa da minha tia-avó já não existe, mas existem muitas outras que continuam lá intactas, como é o caso da casa dos dois irmãos jornalistas, João e José Albasine”, declarou Camila.

Realizadora: Camila de Sousa

Exposição audiovisual